30 de junho de 2011

População portuguesa aumenta 1,9%

"Portugal tem 10.555.853 habitantes, segundo os resultados preliminares dos Censos 2011 apresentados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística. A população cresceu 1,9 por cento desde 2001, data dos anteriores Censos.

O crescimento deveu-se sobretudo à imigração. O país ganhou cerca de 199.700 novos habitantes, mas apenas 17.600 (9%) devem-se ao saldo natural entre nascimentos e óbitos. O saldo migratório, entre os que entraram e saíram do país, é por sua vez responsável por 182.100 novos habitantes (91% do total).

O crescimento da população foi desigual, mantendo a tendência de concentração junto ao litoral. As maiores taxas de crescimento ocorreram no Algarve (14,0%), Madeira (9,4%), Península de Setúbal (8,9%), Oeste (6,6%) e Grande Lisboa (4,7%). O Grande Porto teve um aumento de 2,0%.

As capitais das duas áreas metropolitanas do país continuaram a perder população. No Porto, a queda foi de 9,7% e em Lisboa, 3,4%. Mas nos municípios vizinhos houve aumentos significativos, especialmente na zona de Lisboa, onde houve cinco concelhos com mais de 20 por cento de aumento: Mafra (41%), Alcochete (35%), Montijo (31%), Sesimbra (31%) e Cascais (20%). Na Área Metropolitana do Porto, a população aumentou mais significativamente na Maia (12,4%), Valongo (9,0%) e Vila do Conde (6,7%).

Em várais regiões estatísticas, inclusive em algumas junto à costa, como o Alentejo Litoral, Baixo Mondego e Minho-Lima, e em todo o interior do país, a população descresceu. A tendência foi mais acentuada na Serra da Estrela (-12,4%), Beira Interior Norte (-9,5%), Pinhal Interior Sul (-9,1%), Alto de Trás-os-Montes (-8,3%) e Douro (-7,2%).

A densificação populacional do litoral e a desertificação do interior continuam a estar relacionadas. “O saldo migratório [internacional] não é suficiente para explicar o crescimento do litoral”, afirma Fernando Casimiro, coordenador dos Censos 2011.

Os Censos 2011 apuraram ainda que há 4.079.577 famílias, 5.879.845 alojamentos e 3.550.823 edifcios no país. As famílias cresceram menos (11,6%) do que os alojamentos (16,3%) e os edifícios (12,4%). O Algarve e a Madeira foram as regiões com mais construções novas, em termos relativos, com uma subida de 37% e 36% por cento no número de alojamentos, respectivamente.

Os Censos 2011 custaram cerca de 46 milhões de euros ao Estado - 20 por cento a menos do que a factura dos censos anteriores, em 2001, a preços corrigidos. Cerca de metade da população respondeu aos questionários pela Internet. “É a taxa mais elevada até agora conhecida a nível internacional”, afirma Alda Carvalho, presidente do Instituto Nacional de Estatística.

Os dados preliminares dos Censos 2011 reflectem uma primeira contagem, dos grandes números. O tratamento de todas as questões contidas no questionário prossegue até ao próximo ano. Os resultados provisórios e definitivos serão divulgados no primeiro e quarto trimestres de 2012."
LinkFonte: Público

Economias emergentes








Fonte: The Economist

22 de junho de 2011

Destaques sobre população mundial

Materiais a pensar no próximo ano lectivo



De um professor de Geografia aposentado, Alan Doherty, que se dedica à produção e envio por email de apresentações sobre temáticas de interesse para as aulas de Geografia, ou sobre acontecimentos recentes. O qual também dispõe de um blogue "Geo Juice earth Education" onde disponibiliza esses materiais.

19 de junho de 2011

Abordagens ao Turismo

Uma longuíssima apresentação de Simon Jones, mas bastante rica em questões para exploração e imagens muito sugestivas.

Malária e dengue

"Doenças como a malária ou dengue estão a preocupar especialistas portugueses e admitem que podem mesmo chegar a Portugal, disse hoje à Agência Lusa o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), Álvaro Beleza. “A única coisa que se está a questionar e que se debate é a questão das doenças emergentes, isto é, a malária, o vírus do dengue porque as pessoas circulam cada vez mais”, disse Álvaro Beleza.
O especialista falava à Lusa no âmbito do XXI Congresso Internacional de Transfusão Sanguínea, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa. Segundo o presidente do IPS, por causa dessa maior circulação de pessoas, “há cada vez mais restrições às dádivas de sangue”. “Tem de ser. As pessoas fazem muito turismo, há muitos portugueses que vão para o Brasil, para as Caraíbas e podem contrair doenças”, afirmou. Lembrando que o vírus do dengue está na Madeira, Álvaro Beleza disse que há um barco que, todas as semanas, faz o trajeto Portimão-Funchal e vice-versa e admite que “esse é o canal por onde virá o mosquito um dia”.

“Portugal está a ter um clima cada vez mais tropical e isto é ótimo para os mosquitos. Calor e humidade. Já ouve malária em Portugal na bacia do Sado. É natural que volte”, afirmou. Com mais de 2.000 inscrições, o XXI Congresso Internacional de Transfusão Sanguínea começou no sábado e termina na terça-feira."

Jornal "i" 19 Junho 2011

18 de junho de 2011

Pérolas

Ao pedido de comentário à frase "O petróleo, também conhecido como ouro negro, é um recurso mineral do qual o mundo está altamente dependente", a mais espantosa resposta recebida foi...

"Se acabar o petróleo, deixa de haver pastilhas e gomas"

As províncias e os territórios do Canadá

Produto Interno Bruto por km2


Em 1999, Gallup, Jeffrey Sachs e Andrew Mellinger publicaram um artigo na International Regional Science Review no qual apresentaram o conceito de "Densidade de PIB", calculado através da multiplicação do PIB per capita pelo n.º de habitantes por quilómetro quadrado. Este indicador mostra assim a "quantidade" de riqueza que é produzida por cada unidade de superfície. Os mesmos autores publicaram um mapa para representar este "novo" indicador, o qual é reproduzido acima.

Andrew Linford, no Geocurrents, aponta porém algumas limitações ao indicador e por conseguinte ao mapa:

"The data on which it is based are themselves problematic. GDP is calculated on a country-by-country basis, which leaves out regional inequalities within sovereign states.

In India especially, huge economic disparities are ignored, which makes it appear as if Bihar were more economically productive than western Maharashtra just because it is more densely populated. Also, the level of resolution vastly varies across the map. For example, the United States is mapped largely at the county level, which provides a fairly detailed portrayal, whereas Russia is divided into much larger areas, mostly oblasts. As a result, Russia’s Arctic coastline is depicted as having much higher levels of economic activity than is justified.

Finally, low-population areas that have highly productive mineral economies are left off the map. The mining zones of northwestern Australia, for example, produce a significant portion of the country’s wealth, yet one would never know this from the map."




16 de junho de 2011

Espécies ameaçadas

Fonte: The Economist

Informação, dados, design, jornalismo?

Esta imagem, publicada no site Cool Infographics, coloca em evidência o significado da visualização de dados, no que respeita às suas diversas componentes. Para além do enorme estímulo visual que as infografias encerram, há nelas toda uma ciência que não se resume ao design.

15 de junho de 2011

Anomalias geopolíticas?

Um vulcão globetrotter?

Cinzas do vulcão Puyehue poderão dar a volta ao mundo

"As cinzas do vulcão Puyehue, em erupção no Chile há onze dias, deslocam-se a uma velocidade suficiente para poderem dar a volta ao mundo, acredita um especialista do Governo. As perturbações no espaço aéreo podem durar meses." Ler mais aqui.

Crise alimentar mundial

Preços dos alimentos alteram os hábitos alimentares em todo o mundo

"Há pessoas em todo o mundo que estão a alterar os hábitos alimentares devido ao preço crescente da comida, revelam os resultados de um inquérito que foi hoje divulgado pela Oxfam, uma organização não governamental."
Continuar a ler aqui.

O que até pode nem ser mau de todo. Para além de ter impacte na agricultura.

Trovoadas

Fonte: Wikipedia (com dados da NASA)

Navios e aviões em tempo real


Dois sítios verdadeiramente interactivos, ideais para um trabalho sobre os transportes ou sobre o comércio internacional. Falo do MarineTraffic.com e do Localizatodo.com.

As informações sobre a localização de determinado avião ou barco (os mais úteis e interessantes) vão ao pormenor da fotografia, para além de informações acerca da rota (de onde, para onde), entre outras. Permite fazer pesquisas por tipo de embarcação, por exemplo, ou seguir a rota de um determinado navio.

E se misturarmos o Google Maps com a Wikipédia o resultado é....

Wikihood World Browser!!!



13 de junho de 2011

Os "Rambos" das megacidades?


Que é como quem diz, "Força de Intervenção das Megacidades", um sítio com material útil sobre as megacidades no Mundo, pertencente ao Departamento de Geografia da Universidade de Colónia, na Alemanha.
Estarão as megacidades em perigo? Ou, pelo contrário, serão as megacidades uma ameaça?
Elas representam, contudo, um desafio.

Trabalho de campo


O Field Studies Council apresenta uma boa quantidade de sugestões para o desenvolvimento de trabalho de campo no âmbito da Geografia, seja relacionado com as áreas urbanas, o espaço rural, o litoral, a rede hidrográfica, ou outras.

11 de junho de 2011

Antípodas

Os antípodas são dois pontos diametralmente opostos, algo que poderemos encontrar mo Tall Eye. Basta seleccionar um ponto no mapa, clicar na bandeira e rapidamente obteremos o seu antípoda.
Ora, o antípoda do local onde actualmente me encontro é, nem mais nem menos que este:

Significa que se começasse a escavar um buraco no solo, iria sair, umas horas (-: depois, no mar da Nova Zelândia. Nada difícil para quem sabe nadar.

Petróleo: produção e consumo

Fonte: The Economist

6 de junho de 2011

Festival da Paisagem



Está a decorrer o Festival da Paisagem no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Nisa e Vila Velha de Ródão.
Este Festival iniciou-se a 4 de Maio de 2011 e prolongar-se-á até ao final de Junho, englobando um muito interessante conjunto de iniciativas, incluindo feiras tradicionais, festivais temáticos, percursos pedestres, cursos, workshops, exposições, entre outros eventos.
O Programa do Festival da Paisagem do mês de Junho é o seguinte:
- 9 a 12 de Junho - Eco Festival ''Salva a Terra'' - Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova.
- 9 a 13 Junho - Festa do Município de Proença-a-Nova e Feira de Caprinicultura - Proença-a-Nova.
- 10 a 13 de Junho - Oficina de Arqueologia Experimental ''Sons da Pré-História'' - Idanha-a-Nova.
- 10 de Junho às 21h00 - Café de Ciência - Centro de Ciência Viva da Floresta, nas Moitas, Proença-a-Nova.
- 18 e 19 de Junho - Feira Renascentista - Oleiros.
- 18 e 19 de Junho - II Festival do Desporto na Natureza - Zebreira, Idanha-a-Nova.
- 18 e 19 de Junho - Curso ''ABC de Astronomia'', com visita temática ''O encanto das Estrelas'' - Zebreira, Idanha-a-Nova.
- 24 a 26 de Junho - Feira das Actividades Económicas ''Energias Renováveis'' - Vila Velha de Ródão.
- 25 e 26 de Junho - Festival do Borrego - Rosmaninhal, Idanha-a-Nova.
- 25 de Junho às 20h00 - Geo-Jantar no Georestaurante ''Sabores da Terra'' - Senhora da Graça, em Idanha-a-Nova.
- 26 de Junho - Exposição ''Quando a gente anadava ao menério'' - Segura, Idanha-a-Nova.
O Festival está a ser organizado pelo Geopark Naturtejo e conta com o apoio dos Municípios que o integram, de Juntas de Freguesia, de empresas e associações locais, bem como de outras entidades públicas, como o Turismo do Centro de Portugal e Turismo de Portugal.
Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre o Festival e descarregar o seu Programa completo em http://www.naturtejo.com podendo ainda contactar a Naturtejo através do telefone 272320176 e do e-mail geral@naturtejo.com .

Um "atlas" da megalópole americana

São 60 mapas elaborados por alunos de um curso de Geografia, sobre a grande região urbana (megalopolis) da costa nordeste dos EUA. Os temas são muito variados, desde a população até ao consumo de água, passando pelos depósitos bancários, entre muitos outros. Aqui.

Rolhas de cortiça

5 de junho de 2011

Record de CO2

Emissões mundiais de CO2 atingiram recorde histórico em 2010
30.05.2011
Helena Geraldes

As emissões de dióxido de carbono (CO2) ligadas ao consumo de energia em 2010 foram as mais elevadas de sempre. A Agência Internacional de Energia avisa que limitar o aumento da temperatura aos 2ºC, considerado um limite de segurança, poderá estar fora de alcance.Depois de uma diminuição durante o ano de 2009, causada pela crise financeira global, "as emissões terão aumentado para um recorde de 30,6 Gigatoneladas (Gt), uma subida de cinco por cento em relação a 2008, o ano recorde anterior, com níveis de 29,3 Gt", informa a Agência Internacional de Energia (AIE) em comunicado.

Além disso, 80 por cento das emissões do sector da electricidade previstas para 2020 já estão garantidas, uma vez que serão da responsabilidade de fábricas já em funcionamento ou em construção.

"Este aumento significativo das emissões de CO2 e as emissões futuras já garantidas representam um sério revés para as nossas esperanças de limitar o aumento global da temperatura a não mais de 2ºC", comentou Fatih Birol, economista principal da AIE.

No ano passado, os líderes mundiais aceitaram a meta de limitar o aumento das temperaturas em 2ºC. Para que este objectivo seja alcançado, a concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera, a longo prazo, deve ser limitada ao equivalente a 450 partes por milhão (ppm) de CO2; apenas um aumento de cinco por cento em relação às estimadas 430 ppm registadas em 2000.

De acordo com as estimativas da agência, para chegar à meta dos 2ºC, as emissões devem subir na próxima década menos do que subiram entre 2009 e 2010.

"Estou muito preocupado", admitiu Birol ao jornal britânico "The Guardian". "Está a tornar-se extremamente difícil continuar abaixo dos 2ºC. É isso que os números dizem". De acordo com a agência, em 2010 o carvão foi responsável 44 por cento das emissões de CO2, o petróleo por 36 por cento e o gás natural por 20 por cento. "As nossas estimativas mais recentes são um aviso, um sinal de alarme", disse Birol. "O mundo já chegou incrivelmente perto do nível de emissões que só deveria ser alcançado em 2020, se quisermos cumprir a meta dos 2ºC", acrescentou o especialista.

"Tendo em conta que temos cada vez menos espaço de manobra até 2020, e a menos que sejam tomadas decisões ambiciosas muito brevemente, será extremamente difícil conseguir os 2ºC." John Sauven, director-executivo da Greenpeace no Reino Unido, disse ao "The Guardian" que "esta notícia deveria chocar o mundo. Mas mesmo agora, os políticos das grandes potências estão a tentar encontrar formas arriscadas para estrair as últimas reservas mundiais de combustíveis fósseis, mesmo no Árctico. Não se apaga um incêndio com gasolina. Agora, cabe-nos a nós pará-los".

4 de junho de 2011

2 de junho de 2011

Paisagens agrícolas

O sol da meia-noite


Índice de Liberdade Económica

O mapa, elaborado pelo Fraser Institute representa para cada país do mundo, o Índice de Liberdade Económica, no ano de 2008. O cálculo do índice contempla dez categorias de no que respeita à liberdade económica: nos negócios, no comércio, liberdade fiscal, de intervenção do governo, monetária, de investimentos, financeira, corrupção, do trabalho e direitos de propriedade. Em baixo, o mapa para o mesmo índice, referente ao ano de 2010.


Grã-Bretanha à noite



Um curto vídeo da série Britain from Above, da BBC, sobre a Grã-Bretanha vista à noite.