30 de novembro de 2010

Google Street View aleatório

Com o MapCrunch, o utilizador pode viajar um pouco por todo o mundo sem sair do seu lugar. Este sítio nãoé mais do que a compilação de links para a visualização aleatória do Street View da Google. Da Nova Zelândia à Noruega, passando pela Antárctida, o Map Crunch é um deleite para o geógrafo e para quem gosta de viajar.

29 de novembro de 2010

24 de novembro de 2010

Memórias



Mana - Mariposa traicionera

Já nem os imigrantes nos procuram?


Número de estrangeiros em Portugal diminuiu

O número de estrangeiros residentes em Portugal diminuiu 0,8% entre 2008 e 2009 para cerca de 443 mil pessoas, contrariamente ao que sucedeu em Espanha, onde a população residente estrangeira aumentou 7% ultrapassando os 5,6 milhões.

Em 2008 a população residente estrangeira em Portugal atingia as 446.333 pessoas, número que baixou em 2009 para as 443.102 pessoas. Paralelamente, o número de residentes nacionais aumentou ligeiramente, passando de 10,17 milhões de pessoas em 2008 para 10,18 milhões em 2009.

Os dados são da Pordata, uma base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que a partir de hoje, quarta-feira, disponibiliza também dados estatísticos europeus.

Já em Espanha, o número de residentes estrangeiros cresceu de 5.262.095 em 2008 para 5.650.968 em 2009, um aumento de 7%.

Consequentemente, em Espanha, a proporção de população estrangeira em relação à população nacional também aumentou, e se em 2008 havia 11,6 cidadãos estrangeiros por cada cem nacionais, em 2009 esse valor passou para 12,3.

Em Portugal, o valor estagnou entre 2008 e 2009, não ultrapassando os 4,2 estrangeiros por cada cem residentes nacionais.

Em relação à emigração, os dados mostram que em Portugal, entre 2007 e 2008, houve uma quebra nos valores, diminuindo de 26.800 para 20.357 as pessoas que optaram por viver fora do país.

Por fim, em relação ao saldo migratório, ou seja, a diferença entre o número de entradas e saídas por migração internacional ou interna, Portugal registou um aumento significativo entre 2008 e 2009, passando de 9.361 pessoas para 15.048.

Esse valor mantém o saldo populacional português positivo, ao equilibrar com o saldo natural, a diferença entre o número de nados-vivos e o número de mortes num determinado período. Isto porque como em 2008 o saldo natural foi de 314 pessoas e o saldo migratório de 9.361, o país conseguiu um saldo populacional de 9.675 pessoas.

Fonte: Jornal de Notícias 3 Novembro 2010

23 de novembro de 2010

I.D.H. interactivo



Cada vez melhores os recursos do P.N.U.D. para o Relatório de Desenvolvimento Humano. Aqui.

Geografias de inclusão - desafios e oportunidades


Geografias de inclusão - desafios e oportunidades

13 de Dezembro de 2010

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL

Auditório 1 - Piso 1 - Torre B

As formas pelas quais o espaço é organizado, vivenciado, representado e criado reflectem as relações de poder e os discursos hegemónicos. Esta relação entre espaço e poder tem um papel fundamental na constituição e reprodução de desigualdades sociais.

A partir de trabalho desenvolvido em áreas científicas diversificadas este seminário propõe uma abordagem geográfica de estratégias de inclusão social.

A reflexão sobre os desafios e oportunidades das geografias de inclusão será feita a partir de diferentes perspectivas, contando com comunicações de académicas/os, de membros de associações da sociedade civil, e de elementos de organizações governamentais.

O Seminário Geografias de inclusão - desafios e oportunidades conta com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, e da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sara Falcão Casaca.

Gill Valentine, Head of School of Geography, University of Leeds, fará a conferência de abertura.

Este Seminário é uma organização conjunta de: e-Geo - Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, FCSH e CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

A entrada é livre.

Para mais informações:

Eduarda Ferreira - e.ferreira@fcsh.unl.pt

21 de novembro de 2010

Descarga de autoclismo - para onde vai?



Ouvia-se em tempos uma canção cujo refrão dizia "Follow the leader" mas o Flush Tracker sítio permite ao utilizador seguir o percurso de uma descarga de wc até ..... sabe-se lá. onde, sobre uma base de Google Maps. É só experimentar, digitando uma morada conhecida ou utilizar uma já pré-definida. Útil, não?


19 de novembro de 2010

World Toilet Day

Hoje, 19 de Novembro, comemora-se o World Toilet Day. Em inglês a expressão soa melhor do que "Dia Mundial da casa-de-banho". A organização procura sensibilizar o mundo para as questões do saneamento básico, ou para a falta dele, em muitos países do mundo, com reflexos nas condições de higiene e na saúde pública para muitos milhões de pessoas.
2.6 billion people worldwide are without access to proper sanitation, which risks their health, strips their dignity, and kills 1.8 million people, mostly children, a year.
Diarrheal diseases kill five times as many children in the developing world as HIV/AIDS.

That's 5,000 children DYING EVERY SINGLE DAY.
Not only that, but the disease kills more children than either malaria or AIDS, stunts growth, and forces millions - adults and children alike - to spend weeks at a time off work or school, which hits both a country's economy and its citizens' chances of a better future. The majority of the illness in the world is caused by fecal matter.
Lack of sanitation is the world's biggest cause of infection.
One gram of feces can contain 10 million viruses, one million bacteria, 1,000 parasite cysts and 100 parasite eggs.
Safe disposal of children's feces leads to a reduction of nearly 40% in childhood diarrhea.

(vídeo desaconselhado a pessoas sensíveis)

E para envolver a população mundial neste dia, a organização convida à dinamização de um evento à escala mundial: The Big Squat..... o "Grande Agachamento"

Ver aqui mais informações como aderir, bem como as vantagens do "squatting".
Touché.

Conflitos armados


A Base de Dados de Conflitos e Construção da Paz é uma ferramenta que pretende contribuir para o estudo da conflitualidade internacional, oferecendo informação diversa sobre vários conflitos armados que estão activos na actualidade mundial. Download de mapa.

16 de novembro de 2010

Autocarro do futuro?



A China está a planear um autocarro gigante que circule por cima dos carros para evitar o trânsito. Este projecto tem como objectivo aliviar o trânsito caótico das grandes cidades, ao mesmo tempo que promove a utilização dos transportes públicos. Os autocarros vão ter uma abertura de cerca de dois metros na parte inferior, deixando os carros passar por debaixo deles, funcionando como um túnel. Com seis metros de altura terão de passar em estradas largas, sem existência de pontes mais baixas ou túneis. Podem transportar entre 1200 e 1400 passageiros e viajar até uma velocidade de 60 km/h. Além de economizar espaço, estes autocarros vão ainda poupar energia uma vez que são abastecidos por uma combinação de electricidade e energia solar. Jornal Expresso.

13 de novembro de 2010

Bolívia já é banhada pelo mar

"Peru gives landlocked Bolivia a piece of Pacific coast to call its own"

Pode ser uma pequena faixa de areia, mas um pequeno trecho da costa do Pacífico abriga hoje o sonho da Bolívia de recuperar uma costa e se tornar uma nação marítima. O país andino sem acesso ao mar ganhou acesso a um pedaço desolado da costa do Peru, alimentando esperanças de que a Bolívia terá mais uma vez um mar para chamar de seu. Nada mais nada menos do que 1,4 milhas quadradas de área, cedidas para utilizar durante os próximos 99 anos.

A ler no jornal The Guardian.

11 de novembro de 2010

Corrupto ou transparente?


A organização Transparency International divulga o seu relatório sobre os países mais corruptos e os mais "transparentes", através de um mapa interactivo e de um grafismo bastante elucidativo e agregador dos países. Portugal está num confortável 32º lugar, com uma pontuação de 6, numa escala de 0 (mais corrupto) a 10 (mais transparente).


7 de novembro de 2010

City One, um jogo de gestão urbana on-line


O jogo "City One" consiste num jogo de gestão urbana online, lançado pela IBM, no qual somos convidados a resolver problemas do mundo real, quer em termos ambientais, quer logísticos ou mesmo empresariais.


"Think you know what it takes to make the energy systems that serve a city more efficient? Given the opportunity, could you make the city’s water cleaner and more plentiful, its banks more robust and customer-centric and its retail stores more innovative?"

"We can't solve problems by using the same kind of thinking we used when we created them."

ALBERT EINSTEIN


5 de novembro de 2010

China, a economia indispensável

É compreensível o impacto economia chinesa sobre o mundo, desde pequenas cidades até grandes mercados. A China é responsável por cerca de 46% do consumo mundial de carvão em 2009, e consome uma parcela similar de zinco e de alumínio. Em 2009, comprou em aço o dobro do valor correspondente à União Europeia, América e Japão juntos. Importou mais carros do que os EUA no ano passado, e este ano tende a comprar mais telemóveis do que o resto do mundo. Mais, aqui.