30 de setembro de 2008

Worldmapper em livro

Depois de disponível na Internet, o Worldmapper vai em breve passar para o papel e ser comercializado em livro intitulado Atlas of the Real World - mapping the way we live.

Worldmapper consiste numa vasta coleção de cerca de 600 planisférios nos quais o território de cada país apresenta uma dimensão de acordo com o fenómeno representado, técnica conhecida como anamorfose.

Para já o livro estará disponível online na AMAZON.


"A lovely world" em fotografias

A Lovely World, leva-nos à descoberta de dezenas de países do Mundo através do clique do rato. Disponíveis estão centenas de fotografias associadas a variados lugares em cada país, para além de outras informações de carácter climático e de interesse para a Geografia. Mas vale sobretudo pelas fotografias tão diversas.



10.000 anos depois de nós



Life after People (10.000 anos)

26 de setembro de 2008

Recuo dos glaciares

"Melting glaciers start countdown to climate chaos"

"For centuries, writers, painters and photographers have been drawn to the wild and seemingly indestructible beauty of glaciers. More practically, they are a vital part of the planet's system for collecting, storing and delivering the fresh water that billions of people depend on for washing, drinking, agriculture and power. Now these once indomitable monuments are disappearing. And as they retreat, glacial lakes will burst, debris and ice will fall in avalanches, rivers will flood and then dry up, and sea levels will rise even further, say the climate experts. Communities will be deprived of essential water, crops will be ruined and power stations which rely on river flows paralysed.

As a result, people will have to change their lifestyles, their farming, even move their homes, says Achim Steiner, executive director of the United Nations Environment Programme (UNEP). He also fears the problem could exacerbate tensions over inadequate supplies between neighbouring states and countries, possibly spilling over into conflict."

Continuar a ler aqui. The Guardian.16/3/2008

Respostas verídicas com (alguma) piada

Num teste diagnóstico de início do ano, numa pergunta para redigir um texto sobre o aumento recente da criminalidade violenta, um aluno meu do 9º ano, termina o texto com a seguinte tirada:
"(...) Eu axo que devem assaltar os bancos, as pessoas do estado, mas que quando o façam, que façam bem e sem vítimas".

Massas de ar




Uma ideia divulgada por Tony Cassidy em SharedGeography, destinada ao estudo do clima e das massas de ar.


25 de setembro de 2008

Projecto "The Box" - BBC

Da iniciativa da BBC News, o projecto The Box consistirá no acompanhamento de um contentor comercial na volta ao mundo durante 1 ano, procurando assim demonstrar os circuitos do comércio internacional e da globalização. Uma das facetas interessantes reside na possibilidade de acompanhar a viagem do contentor através de um mapa já que aquele tem agregado um GPS, o qual permitirá conhecer a localização exacta do modo de transporte do contentor "The Box". O contentor partiu na 2ª feira passada do porto de Southampton e dirigiu-se à Escócia para ser carregado com whisky, seguindo em direcção a Xangai (China).

Neste pequeno vídeo, o repórter da BBC mostra-nos o contentor "The Box", bem como o barco que o transportará na primeira viagem, salientando algumas vantagens do processo de contentorização. Trata-se pois de uma verdadeira viagem, com transporte de mercadorias, que implica o cumprimento de todas as formalidades logísticas associadas ao comércio internacional.

A viagem poderá ser acompanhada através da localização no mapa e através de fotografias que forem sendo tiradas à medida que o contentor vai viajando pelo mundo fora.

Uma iniciativa com interesse para o estudo do Comércio Internacional (8º ano), da Globalização (12º ano) e dos Transportes (8º ano).


24 de setembro de 2008

Mapas interessantes - Meio mundo dentro da China


Este mapa faz uma comparação da população de cada uma das províncias chinesas (incluindo Taiwan) e regiões autónomas, com a população de alguns países. Por exemplo, a província de Guangdong, a mais populosa (113 milhões de habitantes), tem tanta população como a Alemanha e o Uganda juntos, enquanto que a relativamente pequena Shanxi, com 33 milhões de habitantes, equivale ao Canadá. A província de Pequim equivale a Angola, com cerca de 16 milhões de habitantes. Para a unidade "População e Povoamento" trata-se de um recurso, no mínimo interessante.


Aquecimento Global - Vídeo da QUERCUS


Este vídeo, que faz parte da campanha da QUERCUS
intitulada «Aquecimento global. Se nós desistirmos. Eles desistem», pretende alertar para os problemas relacionados com o aquecimento global e o impacto que tem em todos os seres que habitam no planeta.

Não deixando de ser sensibilizador, a parte final parece-nos um tanto ou quanto excessiva, acabando por "estragar" tudo o resto. Ou como dizia o outro, "não havia necessidade".

Concurso de trabalhos - Google Earth

O Google lançou o seu Concurso destinado a premiar os melhores trabalhos educativos realizados em KML, a linguagem de programação utilizada no conhecidíssimo software Google Earth.

Os trabalhos serão avaliados segundo o seu design visual, valor educacional, para além de outros critérios, e destinam-se a premiar os melhores trabalhos de professores, alunos, investigadores ou cientistas.

Mais detalhes podem ser consultados em Google For Educators.


Portal "One World - Nations Online"

Nations Online é um portal com informações várias sobre a Terra, os continentes,os países, a população mundial, as cidades, os diferentes códigos internacionais (moedas, aeroportos), mapas, bandeiras, línguas faladas, linhas aéreas e aeroportos. Para uma pesquisa rápida e simples.

23 de setembro de 2008

Um mapa mundial para compreender a Internet

World Web Map é uma representação do tráfego em diferentes websites em todo o mundo. Na realidade, a Internet é um grande mapa com uma multitude de locais para visitar, navegar e viajar de um lado para o outro.

World Web Map é pois um grande mapa mundial no qual cada país é substituido por um website tendo em consideração a proporção da sua dimensão. O mapa foi elaborado com dados de 2007, e não é mais do que un gráfico para conhecer a dimensão dos principais sites na Internet: quanto mais tráfego apresente uma página web, maior será a superficie ocupada no mapa.

Por exemplo, os EUA são representados pela Time Warner, a Antárctida corresponde à Wikipedia e o Google é a Rússia. Portugal está representado pelo website Linkedin.com.

Tecnologia




21 de setembro de 2008

Life after People



Life after People (Parte 2)



Life after People (Parte 3)

Turismo Rural em versão bem humorada


Turismo Rural

"Trata-se de um desporto nacional que antes se chamava "ir à terra". A diferença é que se fores à tua terra, vais de borla, e se fizeres turismo rural vais a uma terra que não é a tua e pagas uma pipa de massa. Para fazer turismo rural não serve qualquer terra. Tem de ser uma terra "com encanto".

E o que é uma terra "com encanto"? Obviamente, é uma terra que está num guia de terras "com encanto". Está-se mesmo a ver. A estas terras chega-se normalmente por uma estrada municipal "com encanto", que é uma estrada com tantos buracos e tantas curvas que quando chegas à terra estás mortinho para sair do carro.

E quando entras no café tentas integrar-te com os vizinhos.
- Bom dia, compadres! O que é que é típico daqui?
E o gajo do café pensa: "Aqui o típico é que venham os artolas da cidade ao fim-de-semana gastar duzentos contos".

A seguir, ficas instalado numa casa rural ou "casa com encanto", que é uma casa decorada com muitos vasinhos e réstias de alhos penduradas do tecto, que não tem televisão, nem rádio, nem microondas. Em contrapartida, tem uns mosquitos que à noite fazem mais barulho que uma Famel Zundapp.

Depois apercebes-te que os da terra vivem numas casas que não têm encanto nenhum, mas têm jacuzzi, parabólica, Internet e video-porteiro. A tua casa não tem video-porteiro, mas tem uma chave que pesa meio quilo.

Outra vantagem de fazer turismo rural é que podes escolher entre uma casa vazia ou ir viver com os donos da casa. Fantástico!!! Vais de férias e, além da tua, ainda tens de aguentar uma família postiça. Que à noite queres ver o filme, eles os documentários e tu perguntas-te: "Quem é que manda mais? Eu, que paguei 600 euros ou este senhor que vive aqui?" Ganha ele, que tem um cacete.

Ainda por cima, dizem-te que tens "a possibilidade de te integrares nos trabalhos do campo". O que quer dizer que te acordam às cinco da manhã para ordenhar uma vaca. Não te lixa?

É como ires à bomba da gasolina e teres de pôr tu a gasolina, ou como ires ao McDonalds e teres de arrumar o tabuleiro. Ou seja, o normal. Então, levantas-te às cinco para ordenhar as vacas. E digo eu: porque raio é que é preciso ordenhar as vacas tão cedo? O leite está lá! Não se podem ordenhar depois do pequeno-almoço? Eu acho que isto é só para chatear, porque a vaca deve ficar muito contente por a acordarem às cinco da manhã para um estranho lhe vir mexer nas tetas. A vaca olha para ti como se dissesse: "Ouve lá, pá! Se queres leite vai ao frigorífico e abre um pacote!" É que é mesmo só para chatear!!!

Mas o "encanto" definitivo são "as actividades ao ar livre". Como quando te põem a fazer caminhada, que é aquilo a que normalmente se chama andar, e consiste, exactamente, em por um pé em frente ao outro até não poderes mais, enquanto os da terra vão num jipe com ar condicionado. Mas tu feliz da vida.Vais pelo campo atordoado.


Tornas-te bucólico e tudo te parece impressionante: vês uma vaca e dizes: "Ummmmm, que cheirinho a campo". A campo não, a bosta!!! Mas, isso sim, é a bosta "com encanto". E tudo, seja o que for, te sabe maravilhosamente: na mesa pespegam-te dois ovos estrelados com chouriço e tu na cidade não comes estes ovos, nem estes chouriços. E perguntas ao empregado?
- Este chouriço é da matança?
- Quase, porque o gajo do camião da Izidoro ia morrendo ali na curva.
De repente, ouves umas badaladas e dizes:
- Ah! Que paz! Não há nada como o som de um sino!...
E o gajo do café diz-te:
- É gravado. Não vê o altifalante no campanário?

Nesse momento, perguntas-te se os ruídos das galinhas e dos grilos não estarão num CD: "RuralMix2006", "Os 101 Maiores Êxitos Campestres". A única coisa de que tens a certeza é que os mosquitos são verdadeiros.


Pareces um Ferrero Rocher com varicela!!! Eu acho que, de segunda a sexta, as pessoas destas terras vivem como toda a gente, mas ao fim-de-semana espalham pela estrada uns tipos mascarados de pastores e quando vêem que se aproxima um carro, avisam os da terra pelo telemóvel: "Hey, vêm aí os do turismo rural!" E mudam o cartaz de "Videoclube" pelo de "Tasca", soltam uns cães pelas ruas e sentam à entrada na terra dois avôzinhos a fazer sapatos, que depois tu compras uns e saem-te mais caros que uns Nike. Enfim, acho que uma montagem tão grande como esta não pode ser obra de pessoas isoladas.

Tenho a certeza de que estão implicadas as autoridades.

Imagino o Presidente da Câmara:
- "Queridos conterrâneos: este Verão, para aumentar o turismo, vamos importar mais mosquitos do Amazonas, que no ano passado tiveram imenso êxito. E quero ver toda a gente com boina, nada de bonés de pala da Marlboro. E façam o favor de pintar o espaço entre as sobrancelhas, que assim não parecem da província! E as avós: nada de topless na ribeira, que
espantam os mosquitos! E só mais uma coisa: este ano não é preciso ninguém fazer de maluquinho da terra, que com os que vêm de fora já chega!"


Recebido por email.

Geografia dos Apelidos no Mundo

Apesar de parecer estar ainda em desenvolvimento, World Names Profiler mostra-nos os países do Mundo (ainda não todos) onde os apelidos sob pesquisa são mais frequentes.


Resultado da pesquisa para o apelido Kennedy.

Professores de Geografia democráticos?

Un jeu-test, par Andrée Devaux et Pierre Madiot

1. Dans une école démocratique, quelle doit être l’attitude d’un enseignant dans sa classe ?

- A : Le rapport enseignant - enseigné est de fait un rapport asymétrique, donc inégalitaire, la démocratie n’a alors pas sa place ici ; il ne peut y avoir construction de la personnalité et de la citoyenneté que dans l’acceptation de cette règle.
- B : L’enseignant doit offrir aux jeunes un choix suffisamment grand de modèles à imiter parmi les aînés prestigieux.
- C : Il n’existe pas de « bons » modèles, Lindividu ne peut se forger son identité que sans contraintes.
- D : La classe se doit évidemment d’être un lieu exemplaire de démocratie, le creuset d’où partira la construction d’une société plus démocratique.
- E : L’ordre démocratique est inscrit dans « la charte » de la classe où droits et devoirs de chaque partenaire sont clairement définis.
- F : La pratique de la démocratie dans la classe au quotidien est bien évidemment ce qui favorise le mieux l’épanouissement des différentes personnalités.

2. Dans quelle mesure les méthodes d’apprentissage peuvent-elles être démocratiques ?

- A : On sait l’impact du statut scolaire sur le sens donné aux savoirs : ce n’est qu’en créant des processus démocratiques de décision au sein même du travail méthodologique que l’apprentissage deviendra démocratique.
- B : Les méthodes où l’élève est au centre des dispositifs proposés par l’enseignant qui permettent à chacun de saisir les éléments nécessaires pour construire une problématique, sont les plus démocratiques.
- C : L’enseignant sait très précisément où il entend conduire ses élèves : son travail consiste à induire les bonnes questions pour obtenir les bonnes réponses, propres à construire du sens.
- D : C’est en se frottant à toutes sortes de logiques proposées par les différents enseignants que l’élève pourra trouver celle qui lui convient.
- E : La seule logique d’apprentissage possible est celle que l’élève construit lui-même en exerçant le droit de critiquer les logiques qu’on lui impose.
- F : La seule logique qui permette à l’individu et au groupe de se développer mutuellement est celle de l’auto-socio-construction du savoir.

3. Jusqu’où doit aller la démocratie à l’intérieur de l’établissement ?

- A : Il n’y a rien qui échappe au débat démocratique car seul unlycéen-citoyen sera apte à construire demain la société future.
- B : En garantissant le droit des élèves à participer aux instances citoyennes prévues à cet effet, on les initie à la démocratie.
- C : C’est « en forgeant qu’on devient forgeron » : la société démocratique est celle qui permet à chacun de découvrir ses capacités, mais aussi ses limites, et aussi de trouver sa place dans la société.
- D : Institutions-bidon ! Il est nécessaire que l’élève reste force de contestation à l’extérieur du système et ne soit pas récupéré.
- E : Tout, bien sûr, doit être soumis aux règles institutionnelles de la démocratie.
- F : La démocratie concerne certes quelques points d’organisation de l’établissement, mais la pédagogie relève, elle, de l’équipe éducative.

4. La démocratie peut-elle s’appliquer aussi aux contenus d’enseignement ?

- A : Bien évidemment, puisqu’il faut s’appuyer sur le désir d’apprendre et la créativité et de ce fait donner le maximum d’initiatives aux élèves.
- B : Le prétexte de la transmission culturelle ne doit pas nous cacher les chaînes avec lesquelles on enferme l’individu et on limite sa liberté.
- C : L’enseignant est le garant du programme et des valeurs qu’il sous-tend, c’est donc lui qui définit le cadre à l’intérieur duquel le débat, pourra prendre place.
- D : Il est certes souhaitable que les individus aient un droit de regard sur les produits culturels qu’on leur propose pour qu’ils puissent faire leur choix.
- E : Si on les guide les élèves peuvent tout à fait avoir leur mot à dire sur les contenus.
- F : Ilest important de mettre en place toutes les instances qui puissent permettre le débat sur ces problèmes, lorsque les élèves seront en mesure de le faire, ce qui n’est actuellement pas le cas.



Solution de notre jeu : Quel démocrate êtes-vous ?

Voici les 6 représentants-type que nous avons pu repérer. Vous appartenez à ce type, si vous avez une majorité de réponses (3 ou 4) qui correspondent à un type donné, sinon vous êtes évidemment un démocrate de type mixte, voire même très métissé, si vous avez des réponses dans tous les types ! Dans ce cas, avez-vous conscience de votre manque de cohérence ?

Vos réponses sont :

1A, 2C, 3F, 4C
Vous êtes un démocrate de type républicain !
L’école de la république est pour vous synonyme de démocratie, mais la démocratie semble s’arrêter à la porte de la classe, seriez - vous en retard d’une république ?

1F, 2B, 3B, 4E
Vous êtes un démocrate de type pédago-guide !
Vous êtes là pour aider à l’épanouissement d’un jeune être, que vous voulez protéger. Vous oubliez que votre pédagogie se substitue à l’expérience de votre protégé, l’enfer pédagogique existe, il est lui aussi pavé de bons sentiments !

1B, 2D, 3C, 4D
Vous êtes un démocrate de type libéral !
Pour vous, il est important que l’école offre à chacun des produits de choix multiples dans tous les domaines. Vous concevez l’école comme un immense supermarché où chacun pourra prendre ce qui lui convient. Vous oubliez que tous les élèves n’ont pas le même pouvoir de prendre selon leur appartenance sociale.

1C, 2E, 3D, 4B
Vous êtes un démocrate de type transgresseur !
Pour vous « hors de la transgression point de salut ». Vous ne croyez qu’au grand chambardement. Vous pensez les règles et les interdits comme uniquement répressifs, vous oubliez qu’ils sont aussi structurants.

1E, 2A, 3E, 4F
Vous êtes un démocrate « pur et dur » formel !
Vous semblez être un perfectionniste de la démocratie, organisée dans le moindre détail ; il ne saurait être question de laisser-aller dans la vie scolaire. Ce cadre si bien défini ne serait-il pas mortifère ?

1D, 2F, 3A, 4A
Vous êtes un démocrate de type militant - romantique.
Vous pensez sincèrement que l’école peut aider à changer la société. Vous voulez donner le pouvoir à chacun et plus particulièrement à ceux qui ne l’ont jamais eu. Votre vision du monde vous honore, mais n’est-elle pas peu ou prou utopiste ?

20 de setembro de 2008

Where is the path?


Excelente site este Where is the path, infelizmente apenas com mapas e imagens para o Reino Unido, no qual podemos comparar (lado-a-lado) as fotografias aéreas do Google com a correspondente carta topográfica. Movimentando o rato sobre a fotografia, temos a localização correspondente no mapa, e vice versa. Outra das vantagens é que quer o mapa quer a foto, podem ser visualizadas a diferentes escalas, manipuladas pelo utilizador.

Apesar de estar em versão de teste, segundo o site, pode ser utilizado sem restrições.

Para a exploração de um mapa topográfico, pode ser utilizado este link.

Para quando, em Portugal, um sistema destes, sob responsabilidade do IGP (Instituto Geográfico Português)? Os professores de Geografia e os alunos decerto que iriam apreciar bastante.

Oceanos de plástico

"Durabilidade, esteabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.
No Oceano Pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.


O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, as praias ficam cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por aro plástico

A bolha plástica actualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.

Pesquisadores alertam para o facto de que toda peça plástica que foi manufacturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer em algumas áreas do Oceano Pacífico pode-se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave.

Segundo o PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.
Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos."
Copiado daqui.


18 de setembro de 2008

Encontros com Milton Santos



Os restantes, nos links em baixo, a ver no Youtube. http://es.youtube.com/watch?v=yo-eLAeXZUI

Earth Policy News


Jonathan G. Dorn

Background

• The United States consumes nearly 21 million barrels of petroleum per day (7.5 billion barrels per year), one fourth the world total.
• Of the crude oil consumed in the U.S., 66 percent is imported.
• The U.S. is on pace to spend over $500 billion on petroleum imports in 2008.
• U.S. oil production currently occurs onshore in the lower 48 states (2.9 million barrels per day (mbd)), offshore (1.4 mbd, primarily in the Gulf of Mexico), and in Alaska (0.7 mbd).

More Drilling Cannot Make the U.S. Energy Independent

• The U.S. Geological Survey estimates that 10.4 billion barrels of oil are technically recoverable in the Arctic National Wildlife Refuge (ANWR)—less than one and a half years of consumption.
• The U.S. Department of Energy (DOE) estimates that of the 59 billion barrels of technically recoverable oil in the Outer Continental Shelf (OCS) of the lower 48 states, only 18 billion are off limits under the federal moratorium.
• DOE projects that lifting the OCS moratorium would not increase production before 2017 and that by 2030 production would only amount to 0.2 million barrels per day—less than 1 percent of current consumption.
• Total U.S. proved oil reserves are estimated at 21 billion barrels—less than a 3 year supply at the current rate of consumption.
• Since peaking in 1970, U.S. crude oil production has declined 47 percent. World production could be peaking now.

More Drilling Will Not Reduce Oil or Gasoline Prices

• DOE projects that opening ANWR would lower gasoline prices at the pump by a mere 2 cents per gallon.
• Lifting the moratoria on drilling in ANWR and the OCS would reduce the price of a gallon of gasoline by at most 6 cents—and this would not be seen for at least another decade.
• Oil is traded as a global commodity and its price is set on the world market. The Organization of Petroleum Exporting Countries (OPEC) could simply reduce exports to negate even the nominal potential price reduction, a fact acknowledged by DOE.

We Can Move Beyond Oil

• The increase in U.S. automobile fuel economy standards to 35 miles per gallon of gasoline mandated by the Energy Independence and Security Act of 2007 is projected to save more than 1.1 million barrels of oil per day in 2020—roughly half of current U.S. imports from the Persian Gulf. Technology exists to raise standards higher faster.
• Electrifying the U.S. transportation system and restructuring urban transport could reduce petroleum consumption by over 50 percent, nearly eliminating the need for imports.
• Wind-generated electricity could power plug-in hybrid cars, such as GM’s prototype Chevy Volt, at the equivalent of less than $1 per gallon of gasoline.

15 de setembro de 2008

Turismo?


Um ponto de partida possível para introduzir o tema do turismo e do lazer.

Da cidade que nunca dorme

Imagens online, através de várias webcams instaladas junto a Times Square (New York).

earthcam.com


Simulação: Cheias


Um recurso interactivo sobre cheias e seus impactes sobre a população e sobre as actividades, que na prática funciona como um simulador. Contempla também a avaliação das medidas mitigadoras ou preventivas destas catástrofes naturais. Falado em inglês.

http://floodsim.com/

Turismo em fast-sleep

Hotel B&B (Toulouse)

Ou como entrar, dormir e sair de um hotel sem qualquer contacto pessoal.
Sinais dos tempos: depois da fast food e das low-cost, os fast-sleep?